Trilha Sonora

15 de agosto de 2012

Educação e trabalho na política de execução penal



Elionaldo Fernandes Julião, professor do IEAR/UFF, especialista em Educação de Jovem e Adultos (EJA), está lançando "Sistema penitenciário brasileiro: a educação e o trabalho na política de execução penal".

Com o apoio da FAPERJ e editado pela DP et Alii, o livro - que é fruto da sua tese de doutorado em Ciências Humanas e Sociais - tem como objetivo central fazer-nos compreender como vêm funcionando os programas laborativos e educacionais no sistema penitenciário brasileiro, com destaque para a percepção dos diversos agentes operadores da execução penal sobre os programas de ressocialização atualmente existentes.

Ao avaliar o impacto efetivo da educação e do trabalho na ressocialização dos detentos, a obra busca identificar se esses programas estão interferindo diretamente na reinserção social do apenado, bem como seu impacto efetivo na execução penal, finalizando com sugestões para a melhoria da eficiência nas políticas públicas da área.


- É uma vitória do nosso colega. Sair da tese para um livro amplia a possibilidade de leitores. Vem ocupar, acima de tudo, uma lacuna no campo do conhecimento sobre esse segmento da EJA no Brasil. Por isso, a  grande importância da obra, pois se debruça sobre uma população excluída dos processos educativos e produtivos, área que ainda carece de instrumentos de reflexão crítica para as políticas públicas, comentou Domingos Barros Nobre, diretor do IEAR/UFF.

Mais informações: www.depetrus.com.br

Nenhum comentário:

[Agenda] II Seminário "Sistema de Cotas na Educação Pública"

Inscrições abertas para o II Seminário Sistema de Cotas na Educação Pública, que acontecerá na UERJ de 22 a 24 de maio de 2024. Estaremos lá...