_________________________

"Sem dúvida, a Sociologia não valeria uma hora de trabalho... se não fosse para se atribuir a tarefa de restaurar às pessoas o significado de sua própria ação". [Pierre Bourdieu]
_________________________

20 de agosto de 2012

Programação Pós-Greve: Turma de Sociologia da Educação II (Tarde)

Prezados alunos,

Segue a programação das atividades previstas a partir do fim da greve, quando do início do novo calendário letivo do 1º semestre de 2012:
_______

Encontro 12 - A Sociologia da Educação no Brasil: a contribuição de Florestan Fernandes

Texto-base: O articulista Florestan: democracia e educação em tempos de neoliberalismo. In: FÁVERO, Osmar (Org.). Democracia e educação em Florestan Fernandes. Campinas, SP/Niterói, RJ: Autores Associados/EdUFF, 2005. (149-200).

Textos-complementares:
- Florestan Fernandes, Marcos Marques de Oliveira

-  Contribuições de Florestan Fernandes ao estudo das culturas infantis, Deise Arenhart

Filme: Florestan Fernandes – O mestre. Brasil, 2004. 50 min. Direção: Roberto Stefanelli.
_______

Encontro 13 - Seminários: Novas abordagens em Sociologia da Educação

Grupo 1 - Tema: "Poder na escola"
Texto-base: As relações de poder na escola, de Maurício Tragtemberg

Grupo 2 - Tema: "Escola e violência"
Texto-base: A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam a questão, de Bernard Charlot

Grupo 3 - Tema: "Educação e Terceiro Setor"
Texto-base: O projeto político-pedagógico da terceira via, de Marcos Marques de Oliveira
_______

Encontro 14 - Seminários: Novas abordagens em Sociologia da Educação

Grupo 4 - Tema: "Bourdieu e a Educação"
Texto-base: As apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiro, de Afrânio Catani, Denise Catani e Gilson Pereira

Grupo 5 - Tema: "Educação e Mídia"
Texto-base: Escolas escolares e opções profissionais: entre a família, a escola e os amigos, que papel desempenham os media, de Maria Benedita Portugal e Melo

Grupo 6 - Tema: "Educação Pública x Ensino Privado"
Texto-base: Da escola pública ao colégio privado: entre a homogeneidade perdida e a homogeneidade reivindicada, de Maria Luísa Quaresma
_______

Encontro 15 - Avaliações: curso e individual

_______

Fiquemos atentos, pois, aos encaminhamentos e às negociações para que, ao fim já da greve, possamos retomar as atividades pedagógicas do ponto em que paramos.

Até lá!

Marcos Marques




Nenhum comentário: