Segue, abaixo, o cronograma de encontros da disciplina de "Sociologia da Educação II", Turma N2, Turno da Noite, que ocorrerão às sextas-feiras, das 18h às 22h:
Aula
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Data
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Tópico
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1
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23/nov
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0.
Apresentação do curso
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2
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30/nov
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1. A
sociologia compreensiva de Max Weber: crise civilizatória de uma sociedade
racionalizada
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3
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07/dez
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2. A
gênese educacional brasileira: entre o público e o privado (Parte I: As
origens da Educação no Brasil)
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14/dez
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2. A
gênese educacional brasileira: entre o público e o privado (Parte II: A
Igreja e o sistema de educação brasileiro)
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5
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04/jan
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3.
Retratos da Educação Brasileira: ontem e hoje
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6
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11/jan
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Avaliação
1 - Prova Individual
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7
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18/jan
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4. A
Sociologia da Educação no Brasil (Parte I: A contribuição de Fernando de
Azevedo)
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8
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25/jan
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4. A
Sociologia da Educação no Brasil (Parte II: A contribuição de Florestan
Fernandes)
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9
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09/fev
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Avaliação
2 - Estudo Dirigido
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10
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15/fev
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5. Novas
Abordagens em Sociologia da Educação: I. Poder & Escola
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11
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22/fev
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5. Novas
Abordagens em Sociologia da Educação: II. Escola & Violência
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12
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01/mar
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5. Novas
Abordagens em Sociologia da Educação: III. Educação & Terceiro Setor
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13
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08/mar
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5. Novas
Abordagens em Sociologia da Educação: IV. Bourdieu e a Educação
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14
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15/mar
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5. Novas
Abordagens em Sociologia da Educação: V. Educação & Mídia
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15
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22/mar
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6: Aula
Final e Avaliação Geral: Como educar na pós-modernidade?
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A Bibliografia Básica, por ordem de leitura, é a seguinte:
1. RODRIGUES,
Alberto Tosi. Sociedade, educação e desencantamento. In: TOSI, A. Sociologia da Educação. 6ª ed. Rio de
Janeiro: Lamparina, 2007. (pp. 51-69).
2. OLIVEIRA, Marcos
Marques de. Os empresários da educação e
o sindicalismo patronal: o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado
do Rio de Janeiro (1944-1990). Bragança Paulista, SP: EdUSF, 2002. (pp.
07-44).
3. VERA,
Oscar. Estado atual da educação escolar. In: PEREIRA, Luiz (Org.). Desenvolvimento, trabalho e educação.
RJ: Zahar, 1974.
4. FERNANDES, Florestan. Reforma
educacional: a contribuição de Fernando de Azevedo. In: FERNANDES, F. A contestação necessária: retratos
intelectuais de inconformistas e revolucionários. SP: Ática, 1995. (pp.
184-200).
5. OLIVEIRA, Marcos
Marques de. O articulista Florestan: democracia e educação em tempos de
neoliberalismo. In: FÁVERO, Osmar (Org.). Democracia
e educação em Florestan Fernandes. Campinas, SP/Niterói, RJ: Autores
Associados/EdUFF, 2005. (149-200).
6. TRAGTENBERG, Maurício. Relações
de poder na escola. Lua Nova, vol.1,
n.4, pp. 68-72, 1985.
7. CHARLOT, Bernard. A
violência na escola: como os sociólogos franceses abordam a questão. Sociologias, Porto Alegre, ano 4, n.8, pp.
432-443, jul/dez, 2002.
8. OLIVEIRA, Marcos
Marques de. Terceiro setor, voluntariado e educação: os caminhos giddenianos
para a privatização do público. In: TORRES, Artemis; SEMERARO, Giovanni;
PASSOS, Luiz Augusto. Educação, fronteira
política. Cuiabá, MT: EdUFMT, 2006. (pp. 37-48).
9. CATANI, Afrânio; CATANI, Denice;
PEREIRA, Gilson. Pierre Bourdieu: as leituras de sua obra no campo brasileiro.
In: TURA, M.; VILELA, R. Sociologia para
educadores. Rio de Janeiro: Quartet, 2006. 4ª ed. (pp. 127-160).
10. MELO, Maria
Benedito Portugal e. Escolas escolares e opções profissionais: entre a família,
a escola e os amigos, que papel desempenham os media. Sociologia da Educação. Revista
Luso-Brasileira, ano 2, n.4, pp.
24-53, dez 2011.
11. SILVA, Marco. Educar em nosso
tempo: desafios da teoria social pós-moderna. In: TURA, M.; MAFRA, L. Sociologia para educadores 2: o debate
sociológico da educação no século XX e as perspectivas atuais. Rio de Janeiro:
Quartet, 2005. (pp. 167-192).
Já a Bibliografia Complementar, é esta:
1. MAZZA, Débora. A
história da Sociologia no Brasil contada pela ótica da Sociologia da Educação.
In: TURA, Maria L. R (Org). Sociologia
para educadores. RJ: Quartet, 2006. 4ª ed. (97-126).
2. OLIVEIRA, Marcos
Marques de. Cidades-totais: o (nada)
sublime espaço pós-moderno. Aparecida, SP: Idéias & Letras, 2013. (No
prelo).
3. _______. Florestan
Fernandes. Recife: Fundação Joaquim Nabuco / Editora Massangana, 2010. (Coleção
Educadores/MEC).
4. _______. As origens
da educação no Brasil: da hegemonia católica às primeiras tentativas de
organização do ensino. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio
de Janeiro, v. 12, n. 45, p. 945-957, 2004.
5. _______. O
desenvolvimento da ação sindical do ensino privado brasileiro. Rio de Janeiro:
PREAL - Programa de Promoção da Reforma Educativa na América Latina; FGV -
Fundação Getúlio Vargas, 2001 (Caderno de Documentos).
E a Filmografia:
1. Florestan Fernandes
– O mestre.
Brasil, 2004. 50 min. Direção: Roberto Stefanelli.
Até o primeiro encontro... e um bom início de período letivo a todos!
Att. Marcos Marques
Professor de Sociologia da Educação - DED/IEAR
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