Trilha Sonora

29 de junho de 2012

Graduação em Políticas Públicas: uma tendência presente nas melhores universidades públicas do Brasil

O IEAR/UFF iniciará  neste segundo semestre de 2012 o seu bacharelado em Ciências Políticas com Ênfase em Políticas Públicas.

Fruto do trabalho de um grupo de professores do DED/IEAR, que possuem formação ou interesse nas áreas das Ciências Humanas e Sociais, o novo curso visa formar pessoas que possam atuar em diversas frentes de formulação, avaliação, gestão e implementação de políticas públicas, nos inúmeros setores da sociedade, seja no próprio aparelho de Estado ou nas organizações da sociedade civil.

Para a construção da proposta curricular do novo curso, o grupo de trabalho se debruçou sobre alguns projetos já existentes nas melhores universidades públicas brasileiras (com titulação igual ou similar), seguindo, portanto, a tendência de consolidação de um campo de pesquisa e trabalho que, cada vez mais, tende a se ampliar.

Conheça alguns desses cursos:

UFRGS;

- USP;

- UFRN;

- UFMG;

- UNB;

UFABC; 

- UNICAMP.

O início do novo curso, vale ressaltar, tem o objetivo complementar de dar sustentabilidade ao plano de expansão do IEAR, que pretende ampliar as possibilidades de formação em ensino superior na Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro, através da oferta de outros cursos de graduação e pós-graduação (neste caso, inclusive, pensando na continuidade de formação dos nossos egressos).

Em especial, destaca-se a sinergia entre o curso já existente, o de Pedagogia, e o novo bacharelado, no qual atuarão professores recém concursados e os outros já lotados no DED/IEAR.

Se fortalece, portanto, a perspectiva de um crescimento sustentado que irá, certamente, melhorar a formação dos discentes da nossa instituição, já que poderão travar contato profundo com um ambiente acadêmico cada vez mais inter e multidisciplinar.

Formas de ingresso
A primeira turma, com 30 alunos, está sendo formada através da segunda chamada do SISU 2012, para alunos que fizeram o ENEM 2011.

Para o próximo ano, lembrando que a UFF não fará mais vestibular para nenhum curso, as chances de ingresso se darão através do SISU 2013 (para os inscritos no ENEM 2012) ou, ainda, pelas seguintes modalidades:


Transferência, para alunos de outras faculdades com cursos congêneres;


- Reingresso, para alunos que já fizeram algum curso na UFF e desejam voltar a estudar;


- Mudança de Curso, para os que estão atualmente cursando alguma outra graduação na própria UFF, mas desejam fazer nova opção de formação.


As provas de Transferência, Reingresso e Mudança de Curso serão realizadas ainda este ano, no segundo semestre, a partir de um calendário que vai estar disponível no site da UFF.

Att. Marcos Marques de Oliveira
Prof. Adjunto de Sociologia da Educação
DED/IEAR

UFRGS: inspiração para o IEAR

Nenhum comentário:

[Agenda] II Seminário "Sistema de Cotas na Educação Pública"

Inscrições abertas para o II Seminário Sistema de Cotas na Educação Pública, que acontecerá na UERJ de 22 a 24 de maio de 2024. Estaremos lá...