_________________________

"Sem dúvida, a Sociologia não valeria uma hora de trabalho... se não fosse para se atribuir a tarefa de restaurar às pessoas o significado de sua própria ação". [Pierre Bourdieu]
_________________________

12 de junho de 2012

Qual o sentido da festa?

Todos os que se interessam pelo estudo do fenômeno das festas e festividades, a partir de uma perspectiva antropológica, vão se deliciar com o livro "Festa - como perspectiva e em perspectiva", organizado por Léa Freitas, Leila Amaral e Wania Mesquita.

São dezessete artigos que reúnem as discussões ocorridas nas três últimas Reuniões Brasileiras  de Antropologia
(2006, 2008 e 2010), promovidas  pela  Associação Brasileira de Antropologia, e no âmbito do  Colóquio  Festas e Sociabilidades (2006, 2008, 2011).


Qual o significados das festas tradicionais, religiosas e não religiosas, das festas profanas, como raves, bailes funk e ciberarte? Eis algumas questões abordadas na obra, a partir de trabalhos de campo fidedignos que congregam um importante material etnográfico. 


São trabalhos, segundo Carlos Cardoso, professor de Antropologia da UFBA, "que põem ao alcance de um público mais amplo. tanto propostas teóricas para aqueles que se interessam pelo estudo sistemático das festas, quanto um conhecimento de enorme valia para os que querem se aprofundar no conhecimento da festa como fenômeno
social prevalente em todas as sociedades humanas."


Mais informações, no site da editora.

Lançamento no Rio:



Nenhum comentário: