_________________________

"Sem dúvida, a Sociologia não valeria uma hora de trabalho... se não fosse para se atribuir a tarefa de restaurar às pessoas o significado de sua própria ação". [Pierre Bourdieu]
_________________________

3 de junho de 2012

Avaliação discente no Ensino Superior

Uma reflexão do colega Antônio Ozaí da Silva, professor do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Estadual de Maringá:


"Avaliar é muito complexo. É um dos momentos mais difíceis da práxis docente. Contudo, ainda que consideremos uma situação ideal em que prevaleça o melhor meio de avaliação e a decisão docente seja legitimada e reconhecida como justa, a questão essencial permanece: é possível medir o conhecimento? Nas Ciências Humanas a subjetividade e a possibilidade de mais de uma interpretação são aspectos nem sempre considerados. É possível a objetividade plena neste campo? Será que os professores percebem que a pretensa objetividade científica encontra-se prenhe de valores e humores que podem influenciar o ato de avaliar? Cada cabeça uma sentença, cada professor o seu critério. E este parece um mistério para o aluno..."

Nenhum comentário: