Trilha Sonora

14 de junho de 2012

Pílulas da Rio+20: "Por um novo modelo agrícola", com Renato Maluf

Em entrevista a O Globo, Renato Maluf, ex-presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e professor do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), apresenta suas idéias sobre a necessidade de mudança do nosso modelo agrícola:


- Há um argumento falacioso de projetar o aumento futuro da demanda por alimentos em razão do crescimento populacional e da renda, e que esse aumento requereria a continuidade do modelo atual como se ele fosse o único capaz de alimentar a população mundial. Esse modelo está mais do que condenado pelos estudos que tratam dos seus impactos ambientais e sociais. É preciso apoiar fortemente a agricultura de base familiar e camponesa, de base agroecológica, valorizando a diversidade ambiental, regional e cultural que nos caracteriza. Há que caminhar na direção inversa da atual, aproximando a produção do consumo de alimentos.

A entrevista completa pode ser vista em http://oglobo.globo.com/rio20/o-modelo-agricola-atual-nao-se-sustenta-afirma-renato-maluf-5187050#ixzz1xltDfwtZ .


Neste outro link, um pouco mais das idéias de Renato Maluf, que apresentou a edição da revista Marco Social intitulada "Trabalho e sustentabilidade do campo", editada por mim.

Uma boa leitura!

Nenhum comentário:

[Agenda] II Seminário "Sistema de Cotas na Educação Pública"

Inscrições abertas para o II Seminário Sistema de Cotas na Educação Pública, que acontecerá na UERJ de 22 a 24 de maio de 2024. Estaremos lá...