Trilha Sonora

13 de junho de 2012

Novo curso da UFF em Angra: Bacharelado em Ciências Políticas (Políticas Públicas)


O Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR/UFF) está lançando na região da Costa Verde, no Sul Fluminense, mais um novo curso de graduação: o bacharelado em Ciências Políticas (com ênfase em Políticas Públicas).

Perfil do Egresso
Com o objetivo de contribuir para a configuração de políticas públicas que se postem como efetivos instrumentos de promoção ao desenvolvimento humano e ao bem-estar social, o projeto político-pedagógico do curso oferece ao estudante uma formação interdisciplinar, na qual o aluno egresso seja capaz de compreender a complexa máquina institucional que compõe o Estado brasileiro e as demais instituições que com ele atuam.

Para tanto, o currículo do curso visa assegurar aos estudantes uma formação interdisciplinar com conhecimentos humanos, técnicos e científicos focados na área de políticas públicas. O campo de ação profissional deste bacharel, compreende, além da possibilidade de atuação técnica nas diversas funções do serviço público, a formulação de instrumentos de pesquisa e de tecnologias de intervenção social que visem à eficiência e à eficácia (ou seja, o uso competente dos recursos públicos) das políticas públicas da área social. Além disso, o graduado poderá atuar como mediador entre as demandas sociais e os processos decisórios de ordem política.

Áreas de Atuação
Em especial, se prevê a atuação dos egressos nas áreas curriculares que estão em sintonia com as linhas temáticas pré-selecionadas - Meio Ambiente; Direitos Humanos e Segurança Pública; Educação; e Direitos Sociais - tendo como norte estratégico o combate às desigualdades sociais historicamente presentes na sociedade brasileira; a começar, claro, pela nossa Costa Verde, visando o aperfeiçoamento e a consolidação da nossa democracia em nível regional.

Desta maneira, os formandos poderão atuar em processos de estímulo, planejamento, implementação e avaliação das políticas públicas, em diversas organizações do aparelho do Estado (através de concursos públicos), da sociedade civil, dos movimentos sociais e, inclusive, do meio empresarial, em distintos contextos políticos, econômicos e sociais.

Duração
A grade curricular ideal sugerida prevê a realização do curso em quatro anos, divididos entre: um período de formação básica (dois anos); um período de aprofundamento nas quatro temáticas acima citadas (um ano); e, por fim, a imersão monográfica em tema a ser escolhido pelo ano (um ano). Dependendo das circunstâncias e da trajetória de cada aluno, o percurso pode ser feito em menor ou maior tempo, como prevê e permite o projeto político-pedagógico.

Inscrições 
Neste ano, para o segundo semestre, quando se inicia a primeira turma, podem fazer a opção pelo curso os inscritos no SISU 2012 (informações: http://www.coseac.uff.br/2012/sisu-2.htm). Em 2013, poderão optar os estudantes que irão fazer o ENEM 2012 e os que se inscreverem no Concurso Unificado da UFF para as modalidades de "Transferência, Reingresso e Mudança de Curso", que vai acontecer neste segundo semestre de 2012 (informações: www.uff.br).

Pedagogia
Estas informações valem também para os interessados em cursar Pedagogia, curso que há UFF oferece a mais de 20 anos no campus de Angra dos Reis.

Mais informações:
Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR/UFF)
Endereço: Avenida do Trabalhador, n°179, Jacuecanga, Angra dos Reis-RJ. CEP: 23914-360.
Tel.: (24) 3365-1642 / Site: www.iear.uff.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi bom dia, gostaria de saber se existe algum auxílio transporte para alunos que irão ingressar no IEAR segundo semestre de 2013?

Sou moradora da cidade de Barra Mansa RJ que fica um pouco distante de Angra do Reis.

Marcos Marques disse...

A UFF possui auxílio-transporte, como modalidade de bolsa que só pode ser adquirida através de processo seletivo após a matrícula. Mas informações na página da PROAES em www.uff.br. Att. Marcos Marques

[Agenda] II Seminário "Sistema de Cotas na Educação Pública"

Inscrições abertas para o II Seminário Sistema de Cotas na Educação Pública, que acontecerá na UERJ de 22 a 24 de maio de 2024. Estaremos lá...