_________________________

"Sem dúvida, a Sociologia não valeria uma hora de trabalho... se não fosse para se atribuir a tarefa de restaurar às pessoas o significado de sua própria ação". [Pierre Bourdieu]
_________________________

13 de janeiro de 2012

"Florestan Fernandes": o décimo-sexto livro mais baixado da Coleção Educadores

"Florestan Fernandes", de minha autoria, é uma outra dica de leitura para essas férias. Publicado na Coleção Educadores, organizada pelo Ministério da Educação e a Fundação Joaquim Nabuco, o livro apresenta a contribuição de um dos mais importantes sociólogos brasileiros para a democratização da Educação Brasileira.

Tendo como base minha tese de doutoramento, defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, o texto aponta os caminhos de vida e profissão que levaram Florestan Fernandes a se engajar num projeto de transformação societária a partir dos "de baixo", incluindo sua tentativa de forjar uma verdadeira "pedagogia socialista" em terras brasileiras.

Vale lembrar que todos os livros da "Coleção Educadores", incluindo o meu sobre Florestan (o décimo-sexto mais baixado, com 4.279 acessos), podem adquiridos gratuitamente através do site "Domínio Público".

Outros dois volumes imperdíveis: "Émile Durkheim" e "Antonio Gramsci". Li e recomendo.

Abs, Marcos Marques

Nenhum comentário: