Trilha Sonora

16 de janeiro de 2012

Por um novo conceito de 'escola pública'

"Todos juntos e misturados na escola", matéria do Globo de hoje, traz uma importante reflexão sobre as possibilidades de uma "educação alternativa". Centra-se na experiência vivida pelo educador José Pacheco na Escola da Ponte, em Portugal, e na sua tentativa de influenciar a educação em terras brasileiras.

Há alguns anos, tive a oportunidade de entrevistar José Pacheco. Um dos resultados dessa conversa encontra-se no site Pauta Social, sob o título: "Por um novo conceito de 'escola pública'", na qual o ex-diretor da Escola da Ponte defende a ideia de que é preciso derrubar os mitos pedagógicos da escola “moderna” (baseada na trilogia "séries", "aulas" e "turnos").

– Somos herdeiros de um modelo napoleônico de ensino, forjado em idéias e princípios do Século XIX, moldado pelos adventos da Revolução Industrial e da criação das repúblicas nacionalistas. Esse modelo pode ser resumido na quadra “caserna, convento, prisão e escola”, cujas arquiteturas opressivas foram muito bem investigadas por pessoas como Michel Foucault e Pierre Bourdieu.

Clique aqui para ver a matéria completa.

Abs, Marcos Marques

Nenhum comentário:

[Agenda] II Seminário "Sistema de Cotas na Educação Pública"

Inscrições abertas para o II Seminário Sistema de Cotas na Educação Pública, que acontecerá na UERJ de 22 a 24 de maio de 2024. Estaremos lá...